1. Programe com antecedência o dia da limpeza do reservatório. Prepare os materiais e equipamentos necessários, incluindo a solução com hipoclorito de sódio, para que os organismos patogênicos que estão na caixa d’água sejam destruídos. É essencial o uso de botas e luvas para realizar todo o processo, e de uma escada em caso de Reservatórios elevados.
2. Tenha certeza de que a escada que dá acesso ao Reservatório está bem posicionada e que não há o risco de escorregar.
3. Feche o registro da entrada de água no imóvel ou amarre a bóia. Consuma a água até deixar o volume suficiente para a próxima etapa.
4. Armazene a água do próprio Reservatório para usar enquanto estiver fazendo a limpeza.
5. Esvazie o Reservatório totalmente.
6. Tampe a saída para poder usar este palmo de água do fundo e para que a sujeira não desça pelo ralo.
7. Lavar as paredes e o fundo do Reservatório com escova ou vassoura (de fibra vegetal ou de fio de plástico macio) e pano. Não utilize escova de aço, sabão, vassoura de piaçava, detergente ou outros produtos químicos.
8. Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes.
9. Em um balde plástico prepare a solução de hipoclorito, adicionando 20 ml de hipoclorito de sódio a 10% para cada 10 litros de água. Essa solução será utilizada para desinfetar as paredes do Reservatório.
10. Ainda com a saída da caixa fechada aplicar a solução de hipoclorito de sódio nas paredes e fundo do reservatório. Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas.
11. Não use esta água de forma alguma por duas horas.
12. Passadas as duas horas, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da edificação.
13. Para evitar o desperdício essa água pode ser utilizada para lavar os pisos do imóvel.
14. Tampe bem o Reservatório para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar. Desamarre a bóia ou abra o registro do imóvel.
15. Anote do lado de fora do Reservatório a data da limpeza e na agenda a data para a próxima limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. Esta água já pode ser usada.